sexta-feira, 1 de novembro de 2013

TOP 10 - Game Boy / Game Boy Color [TechTudo]

A história (rápida) do Game Boy



Criado por Gunpei Yokoi e um time de engenheiros do Nintendo R&D1 (mesma equipe que deu vida ao Game & Watch e muitos games e tecnologia dos primeiros consoles da Nintendo), o Game Boy foi lançado em 1989 no Japão e Estados Unidos (e em 1990 na Europa), explodindo de sucesso no mundo todo como o primeiro portátil para games com entrada para cartuchos. O portátil foi lançado em diversas versões, algumas acompanhando os principais títulos da plataforma, como Alleyway, Super Mario Land, Tennis e Tetris, que foram cruciais para traçar o rumo de sucesso da plataforma.

O mais curioso no Game Boy é que sua simplicidade e design minimalista foi o que realmente conquistou a atenção da grande maioria dos jogadores. Com apenas dois botões de ação (A e B), um direcional digital (D-Pad), botões Start e Select e botões de controle de volume e contraste da tela, o portátil também chamava atenção pela duração de suas baterias. Para quem não quisesse gastar pilhas AA, um acessório com carregador externo de bateria também havia sido lançado. Porém, o destaque mesmo era a entrada para um cabo Game Link, capaz de ligar dois aparelhos e permitir partidas multiplayer de jogos como Tennis ou Baseball.

Mas o Game Boy também evoluiu. Em 1996, a Nintendo lançou uma versão ainda menor do aparelho, o Game Boy Pocket, que trazia uma tela com contraste melhor, menos pilhas (e mais hora de duração da bateria), além de ser um portátil ainda mais leve que seu predecessor. No Japão, também foi lançado o Game Boy Light, primeiro portátil da Nintendo a ter iluminação na tela por eletroluminescência. Porém, a versão mais famosa do portátil foi lançada apenas em 1998, com o Game Boy Color, ligeiramente maior que o Game Boy Pocket, mas com uma tela colorida.


Se incluirmos todas as versões do Game Boy lançadas (e suas variedades de cores, é claro), foram vendidos mais de 118 milhões de aparelhos no mundo todo, o que significa que estamos falando da terceira plataforma mais vendida na história dos videogames (atrás do Nintendo DS e do PS2).

TOP 3 – Entre Pokébolas e quebra-cabeças

Tetris


Dentre os 20 jogos mais vendidos na história dos games, 19 foram produzidos pela Nintendo para suas plataformas (o único “não Nintendo” da lista é GTA San Andreas de PS2, que ostenta a 18ª posição). Destes, Tetris de Game Boy é o quarto jogo mais vendido da história dos games, com mais de 30 milhões de cópias vendidas.

Mas não pense que Tetris nasceu em um console Nintendo. Sua história vem da antiga União Soviética, quando o até então estudante de programação e design russo, Alexey Pajitnov, criou o game. A história do Tetris em si rende uma coluna só para ela (com brigas judiciais e disputas por direitos autorais que levaram quase duas décadas para concluir).

Ainda assim, podemos dizer que Tetris ficou mundialmente famoso graças ao Game Boy, da mesma forma que o Game Boy ficou mundialmente famoso graças ao Tetris.

Seja pelo viciante conceito do puzzle baseado em formas geométricas Tetraminos, seja pela música clássica composta por Hirokazu Tanaka especialmente para esta versão do game, o importante deixar claro é que mais do que qualquer outro game na história da indústria, Tetris é o único que consegue ser lembrado por qualquer pessoa no planeta, independente de ser jogador ou não.

Tetris está no topo da lista dos melhores games de Game Boy, mas também figura a lista dos melhores games de todos os tempos.

Pokemon Yellow


A franquia Pokémon surgiu no Japão através das edições Green, Red e Blue. Porém, foi com Pokémon Yellow que o jogo se popularizou mundialmente, uma vez que esta edição é a única baseada no anime mundialmente famoso. Diferente das outras versões, o protagonista do game é Ash Ketchun, que viaja pelo continente de Kanto com seu Pikachu e demais Pokémon enfrentando outros treinadores, vencendo líderes de ginásio (entre eles Brock e Misty) até vencer a Elite dos 4 e sagrar-se o verdadeiro mestre Pokémon.

Muita gente pode até não gostar de Pokémon, mas acho que vale ao menos o respeito a uma das mais importantes franquias da história dos games.

Metal Gear Solid: Ghost Babel


E aqui entra o meu lado hardcore gamer, incluindo um dos melhores games de ação da família Game Boy. MGS: Ghost Babel, lançado exclusivamente para Game Boy Color em 2000, apesar de parecer um port da versão de PlayStation, trata-se de uma sequência direta do game Metal Gear (de MSX), com os eventos ocorrendo sete anos após a missão de Solid Snake em Outer Heaven.

Mesmo em uma tela portátil e limitada, o game consegue trazer todo clima se furtividade e ação de qualquer jogo da franquia criada por Hideo Kojima (o mestre), com direito a jogabilidade precisa e história empolgante.

TOP 10 – É Nintendo, ou nada

Curiosamente, com exceção de Metal Gear Solid, todos os games que escolhi como os melhores dos portáteis Game Boy e Game Boy Color foram produzidos pela Nintendo. Claro, a lista de títulos bons nestes portáteis trouxe muitos games de outras desenvolvedoras como Dragon Warrior (Enix) Rayman (Ubisoft), Dragon’s Lair (Capcom) ou Final Fantasy Adventure (Squaresoft). Mas é unânime entre fãs do portátil que os melhores entre os melhores foram games produzidos pela própria Nintendo e desenvolvido por seus estúdios interno. Dado este cenário, eis os meus dez games favoritos:

1. Tetris
2. Pokémon Yellow
3. Metal Gear Solid
4. Super Mario Land
5. The Legend of Zelda: Oracle of Ages / Seasons
6. Pokémon Red / Blue
7. Metroid II: Return of Samus
8. The Legend of Zelda: Link’s Awakening DX
9. Pokémon Crystal
10. Wario Land 3

Três Pokémon, Dois Zeldas, um Mario e um Wario, Metal Gear, Metroid II e o Tetris para coroar o topo da lista. Pode soar repetitivo para alguns, mas só quem jogou estes jogos sabe realmente o que faz cada um deles singulares e definitivos. Talvez eu incluiria também o divertidíssimo Tennis, Picross 2, Castlevania II ou até mesmo as versões de Donkey Kong Land. Mas como fã de Pokémon e Zelda, não há como deixar de incluí-los também na lista.


Esse TOP 10 foi feito pelo site TechTudo.
Gostou ? Clique em qualquer jogo da lista, baixe e divirta-se! Recomendo todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário